BLOG

 

Manual de identidade visual ou MIV

Manual de identidade visual, também conhecido como Manual de identidade visual corporativa ou simplesmente por Manual de marca é um documento técnico, concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca.[1]

As recomendações, especificações e normas geralmente tratam de:

  • explicar a lógica construtiva da marca - dos elementos que a compõem (ex. símbolo, logotipo e designações;
  • estabelecer as variações formais da marca (ex. assinaturas vertical, horizontal etc.);
  • explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal (ex. símbolo, logotipo e designações;
  • estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponíveis no mercado;
  • indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponíveis no mercado.
  • regulamentar a aplicação da marca em diferentes condições de impressão e fundos de cor.
  • explicar aspectos particulares da marca no contexto e complexidade onde esta vai funcionar.
  • demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem evitadas
  • explicar a essência da marca através dos arquétipos, que tem como base o estudo do psiquiatra Carl Jung

Um Manual de Identidade Visual pode ser mais ou menos extenso em função da complexidade do contexto onde a marca a que se refere terá de funcionar. Por exemplo, um manual para uma marca de uma agência de viagens poderá requerer menos especificações que por exemplo, o manual para uma marca de uma rede de supermercados - onde neste caso, pode existir a necessidade de especificar as soluções de aplicação da marca em uniformes, veículos, embalagens, sinalização exterior, interior etc.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manual_de_identidade_visual

Compartilhar

Veja também

O que é PDV?

Ponto de venda ou PDV (do inglês "point of sale", POS) é um local onde um produto é exposto de forma permanente, independentemente de sazonalidad...

Pequeno resumo da história da propaganda

A propaganda é uma atividade humana tão antiga quanto os registros de que algo acontece ou aconteceu. A inscrição de Beistum (c. 515 a.C.), detalhando a a...

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Clique para ler nossa política de cookies e privacidade. CONCORDAR